Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1945 - 1968 (Produção)
Nível de descrição
Grupo de documentos/arquivos
Dimensão e suporte
34 livros manuscritos (1 metro linear, aprox.)
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
A Seção de Gestão de Arquivo (SEDOC) do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais concluiu a o processo de descrição arquivística dos Livros de Atas das Sessões Plenárias da Corte, referentes ao período de 1945 a 1968, em 30 de outubro de 2025. A ação integra as atividades de preservação, organização e disponibilização do acervo histórico documental do Tribunal, contribuindo para o fortalecimento da memória institucional e da transparência administrativa.
O conjunto documental compreende 34 livros manuscritos, produzidos no âmbito das sessões plenárias realizadas pela Corte do TRE-MG entre 1945 e 1968. Essa série foi selecionada por sua relevância histórica, por representar os registros mais antigos existentes sobre as deliberações deste Tribunal e por marcar o período de reinstalação da Justiça Eleitoral no Brasil. Além de documentar decisões e discussões de caráter jurídico e administrativo, as atas revelam aspectos da estrutura e do funcionamento da Corte nas primeiras décadas do regime democrático pós-Estado Novo.
A documentação foi avaliada com base nas Tabelas de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo do TRE-MG, aprovadas pela Resolução TRE-MG nº 807/2009, que orientam o tratamento, a guarda e o acesso aos documentos da instituição. Os livros não possuem restrições de consulta e se encontram inteiramente disponibilizados na plataforma ATOM TRE-MG (https://acervo.tre-mg.jus.br/).
Por se tratar de um conjunto volumes manuscritos, anteriores à adoção das atas datilografadas (a partir de 1968), o acervo demandou atenção especial quanto ao manuseio, à conservação, devido ao desgaste natural do papel, manchas de tinta e fragilidade das encadernações, além da aplicação de técnicas de paleografia pela equipe da SEDOC, para completo entendimento do conteúdo das atas.
O processo de descrição arquivística foi conduzido majoritariamente pelos estagiários da SEDOC, sob supervisão técnica do arquivista da Seção. As atividades envolveram a identificação, análise e registro detalhado das informações intrínsecas e extrínsecas referentes à documentação, conforme os princípios da arquivologia. Considerando que cada Sessão Plenária trata de inúmeros processos e deliberações, foi adotado um modelo de descrição padronizado, de modo a garantir uniformidade entre os registros, buscando a utilização de um vocabulário controlado, mas sem perder a especificidade de cada documento. Esse padrão foi estabelecido com base na NOBRADE (Norma Brasileira de Descrição Arquivística), assegurando coerência técnica e qualidade informacional.
O resultado do trabalho permite livre acesso, por meio digital, aos registros mais antigos da Corte Eleitoral Mineira custodiados pela SEDOC, o que também permitirá a elaboração de instrumentos de pesquisa ainda mais completos e facilitará futuras ações de promoção da memória e da história do Tribunal. O projeto também proporcionou aos estagiários uma valiosa experiência prática de aplicação dos conhecimentos arquivísticos, reforçando o compromisso da SEDOC com a difusão e valorização da memória institucional da Justiça Eleitoral mineira.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Compreende o conjunto de Atas manuscritas, reunidas e organizadas em uma coleção de 34 livros, produzidas no âmbito das Sessões Plenárias realizadas pela Corte do TRE-MG do período de 1945 a 1968.
Avaliação, seleção e eliminação
A documentação foi avaliada com base nas Tabelas de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo do TRE-MG, aprovadas pela Resolução TRE-MG nº 807/2009
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem restrições, ressalvados aqueles cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, bem como à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas.
Condiçoes de reprodução
Sem restrição, mediante autorização e compromisso de crédito.
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Nobrade: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Arquivos, 2006.
Estado atual
Final
Nível de detalhamento
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Organizado e descrito pela equipe da Seção de Gestão Documental (SEDOC) do TRE-MG.